domingo, 3 de junho de 2012

Agitadores da maionese!



...... Para mim o homo sapiens é um animal doutrinador. Diga a ele que um grupo está se juntando na praça da Sé neste exato momento para lamber os pés de um mendigo e em menos de duas horas você terá uma multidão. E dentro de 12 horas você terá uma mania nacional, noticiada com entusiasmo por algum jornalista idealista recém saído da academia- é claro que ele vai estar usando óculos escuro, uma boina ou um cachecol! Cê tá pensando o que ein?. Por sua vez os doutrinadores da sociedade chamarão isso de movimento - pois assim como no evangelho Jesus disse que onde estiver reunido mais de uma pessoa em seu nome seu espírito estará presente, apenas mudando os termos funda-se as ciências sociais-, e aí teremos um acontecimento, assim como peidar é um acontecimento com determinado contexto histórico, socio-psicológico, político, artístico-estético e fisiológico. E se você peidar, desde que seu ânus tenha voz e vez, estará revolucionando o mundo YUHUUUUL! Pois ZÉ!
...... É por isso que eu sei que não perco nada não participando de toda essa besteirada- diretamente, me refiro-! Prefiro uma caminhada silenciosa dentro do museu, olhando uma tela do Van Gogh ou do Modigliani (que sinto serem mais próximos de mim do que meus "contemporâneos"), uma leitura tranquila dentro de um café, do que correria desinformada na rua. Por hoje, acho que existem maneiras muito mais intensas e distintas de não cooperar com uma sociedade que estrutura-se com valores ridículos- e não preciso me tornar mais ridículo para chamar mais atenção! Isso não surte efeito nem no interior - de onde saí a algum tempo-, quem dirá em cidades grandes. No interior ainda é interessante, pois vivem a deglutir sem mastigar o conteúdo acadêmico produzido nas cidades grandes - e sinceramente, a maior parte é feita só para vender para academicos, e é fácil fazer isso. Só dizer que é um marginal, um contra cultural, que encochou a mãe no tanque e mandou a burguesia ir se foder que vende mais que àgua!- conteúdo esse (fruto de pesquisas, leituras, críticas e "dá um téco mano, mó viageeeeeeeee yeahaaa"...) que apodrece nas gavetas das grandes universidades. Mais uma palavrinha sobre o interior, lá eu imagino que tem que haver os "agitadores da maionese" (uma mistura de agitador cultural com "viajão na maionese") para repetir os velhos jargões clichês do "estamos em movimento", ou "estamos fazendo a crítica", "temos cpf e identidade, já semo cidadom pô", e etc. Quanto mais cômica a figura, mais interessante. É tipo o palhaço da cidade, porém os palhaços são muito sérios! E resultam de duro trabalho. Os agitadores da maionese só se deixam levar pelo instinto de "fracasso acadêmico", e eles vão muito bem obrigado (risos).

,,,,,, Do jeito que as coisas parecem andar, não me admiraria se as pessoas iniciassem violentas manifestações reivindicando unhas postiças, bonecas inflaveis, rabo de lagarto ou sei lá... internet mais rápida, talvez.


r.A.








Nenhum comentário: