sexta-feira, 20 de junho de 2014

Chá de laranja


......Estava tentando escrever algo, mas todas as frases que escapavam pela minha mão e respingavam no papel não serviam nem para limpar a bunda. Não dá para ser um escritor desse jeito - resmunguei. Então imediatamente fiz o que faço de melhor. Escrevi um contrato no papel. "Ok diabo, leve a alma e deixe uma ideia". Depois assinei. Você acha que veio alguma ideia? Exato! Minha alma não vale lá muita coisa. 
......Andei pela casa. Resolvi tomar banho. A merda do chuveiro não esquentava. Escovei os dentes e fiz a barba. Alguma coisa de assassino desperta em mim quando não consigo escrever. Estou dizendo isso porque vinha a imagem do meu pescoço dilacerado pela navalha. "Saio desse mundo de merda para entrar para as estatísticas de merda" - bilhete ao lado do corpo. Grande cara aquele Getúlio Vargas. Ele entendeu o recado de Deus. Amém. 
......Procurei o telefone e descobri que havia escondido ele atrás de uma caixa de livros. Às vezes a gente não quer ser encontrado - você sabia dessa? Comecei olhando para o contato das amiguinhas. Ter amiguinhas é muito bom. Não, não estou falando de amigas! Não sei se você me entende. A porra das amiguinhas estavam todas aliviando a vida de alguém - imaginei. Que beleza, muita gente não vai se matar hoje, refleti. 
......HOMEM É TUDO IGUAL - gritava minha mãe do quarto quando eu desmaiava na porta depois de uma noitada daquelas. Colega... os tempos já foram bons! As mulheres não são muito inteligentes, escolhem sempre os piores! É que os bons terminam solitários se afogando numa garrafa de vinho. Por falar nisso, não tem vinho aqui. Isso é o que eu chamo de "absurdo". 
_Com quem estou falando? - Finalmente uma amiguinha atendeu o telefone. Patrícia. Rapaz... 
_Adriano Maranello Jr. O escritor, aquele! - Me apresentei animado. 
_O desgraçado que me convidou para sair esses dias e na balada fugiu com uma amiga minha? Esse? - gritou ela.
_NÃO! Esse era outro. O de agora é muito mais bacana!- Respondi. 
_Ah, VÁ SE FODER!
Desligou. 
Você acredita que ela desligou? 
                                  ***
......Você quer saber onde é que mora o perigo? Já vou te contar. Espera eu fazer mais uma dose. Resposta: Ele mora em tudo que é canto. Está sempre por aí. Espreitando por uma fresta. Por exemplo agora. Quebrei um copo na pia. Se não sou ligeiro, os cacos de vidro entram pelo buraco do meu nariz e cortam todo meu cérebro engenhoso. "Era um cara Quase inteligente, mas um pouco louco" - jornal. 
......Você termina com uma garota. Não muito esperta, mas cheia de habilidades e malabarismos. Ela fica sabendo que você está com outra garota. Numa madrugada dessas, ela te dá um tiro na rua.  No peito quero dizer, não na rua necessariamente. Tá vendo? É o perigo!
......Uma vizinha bate na porta do seu apartamento. Pedindo qualquer coisa. Eu digo:_ quer entrar? E ela aceita. O noivo dela fica sabendo depois que volta da academia de jiu-jitsu. Entendeu? 
......Esse mundo está infestado de gente doente. Na sombra de todas as mulheres tem um desgraçado louco para me matar. Posso ser paranoico, mas isso não muda o fato. 
...,,,Não tem o que fazer. Não há o que fazer! Não posso escrever, não posso entrar em contato com amiguinhas, não tenho para onde ir. Quando eu tinha 15 anos pensava que chegar aos 25 seria o máximo, seria o auge. Mas de lá para cá o mundo acabou. O apocalipse não era só uma lenda cristã. Ninguém pode me tirar desse buraco maldito e me dar uma noitada decente. Eu não mereço isso! Pago tantos impostos...

                                     ***

......Um vizinho interfona me convidando para jogar bola. Nem respondo. Desligo. Olhe para minha cara de quem quer jogar bola! Enfiem no cu a bola. Enfiem até sair pela boca. Só mocorongos gostam de futebol. Só gente que não é gente. Essa porra de planeta não é uma bola? Uma bosta flutuando no espaço. Cheia de idiotas flutuando junto. E aí um filho da puta se sente no direito de me interfonar para me convidar para jogar bola. "Faz bem pra saúde". Faz nada. Faz mal. Deixa todo mundo burro. 
......Se eu quisesse jogar bola não estava escrevendo - ou fingindo escrever. Se eu gostasse de jogar bola já teria me dado um tiro na cara. Teria me enforcado, teria tomado veneno, teria cortado o pau fora e cravado no ouvido. Tenho nojo de quem gosta de jogar bola. Tenho nojo de quem me interfona - quando não é uma amiguinha. 

                                 ***
......Vou te contar um segredo. Mas morre aqui, entre nós. Estou pensando em sair dessa. Virar uma pessoa boa. Acordar cedo e trabalhar. Desistir, sabe? Vou parar de escrever, sobretudo de "putear". Desencanar de toda complicação. Respirar a tranquilidade da disciplina e do orgulho cívico - no meio disso, vou aprender a cantar o hino nacional com a mão no coração. No domingo levar os filhos para brincar no parque. Não tenho filhos, mas eu adoto uns.  Se não puder adotar um filho eu compro um cachorro. De qualquer forma estarei no parque no domingo - você vai me ver lá, com certeza. Jogando farelo para os pombos ao entardecer. Contarei os dias para a aposentadoria. E nos sábados vou ajudar como churrasqueiro nas festas das comunidades cristãs. Acredite em mim que eu acho que não é saudável fazer piada com essas coisas dignas. Não duvide que eu sou capaz de qualquer loucura - inclusive aceitar um convite para jogar futebol quando me interfonarem. Eu e mais um punhado de sacudos que apanham da mulher, babam assistindo Faustão, são motivo de risada para os filhos adolescentes e lobotomizados, mas brigam no trânsito. Enquanto esse dia não chega, vou vivendo. Que bom viver, né? 

                                      ***

......Dessa vez foi Janaína quem ligou. Eu já tinha tirado os sapatos e tomado um chá para dormir. Chá é bom. Ainda mais com vodka. Chá de laranja. É importante você saber o que eu tomei. É peça chave nessa história. 
_Você ligou, mas eu só vi agora. Tá fazendo o que Adriano? - Disse ela, com aquela voz fininha. Irritantezinha...
_Estou aí, vendo o mundo se desintegrar... - Respondi. 
_Então... Estamos aqui numa festa, tá cheio de escritor aqui. Tem um pessoal do rock também. Já pediram de você, aliás. 
......Desliguei. Anote essa colega. Às vezes tudo que você precisa entender é quando ficou tarde demais. Essas coisas não se aprende na companhia de pessoas e por isso...



r.A. 

(ao som de BB King - The thrill is gone)

Nenhum comentário: