quarta-feira, 26 de junho de 2013

Umas palavras furiosas sobre literatura! Depois, todos vão tomar seu leitinho e nanar no quentinho...



“Brotará por azar, não por sorte! Quando azar for sinônimo de resistir”. (r.A. respondendo um questionário sobre literatura).

......Aconteceu na escola, lá pelos meus 15 anos. Não conseguia ouvir e prestar atenção nas coisas que os professores diziam. Em partes porque os professores eram chatos! Em outras partes porque eu é que era um idiota. Diferente dos idiotas em geral, não me achava alguma coisa, apenas vivia perdido. Também vinha de uma família recheada de problemas, mas isso é choradeira. Andava pela biblioteca da escola olhando todos aqueles livros e vez que outra retirava um da prateleira. Alguns até conseguiam prender minha atenção por algumas horas, mas em geral, não tinha a disciplina necessária para absorver alguma coisa dos livros (ou a maioria era uma bosta mesmo). Por outro lado, não achava as pessoas e o mundo mais interessante que os livros. As pessoas só falavam – e continuam falando- de si mesmas. E suas vidas me davam – e continuam me dando – sono. Foram épocas estranhas que simplesmente não fazem nenhum sentido para mim. Parece que uma manhã eu acordei e já tinha 15 anos. E fora algumas encrencas em que me metia – geralmente brigas violentas-, não tinha feito nada e não sentia que faria alguma coisa, dali para frente. Havia uma fatalidade pairando sobre mim. Aqueles que me viam, de longe sentiam que em algum momento eu  sentaria sobre uma pedra e esperaria morrer de tédio. É. Dramático e enfadonho, mas é assim que penso que era. Até que um dia um sujeito magrelo e baixinho chegou para mim e disse:_ Cara, você é muito idiota! Deprimente! – esse sujeito passou a ser meu melhor amigo.
......Era uma época ridícula em uma cidade patética do interior. Tudo que rolava era melancólico, porque não havia muito o que fazer. Quem não gostava de transar e jogar bola, ou bebia, ou se drogava, ou desembocava na literatura. Eu fui um dos que desembocaram na literatura. Encontrei um livro em uma sessão reservada da biblioteca – permitida apenas aos professores. O livro era do filósofo Arthur Schopenhauer. Foi a primeira vez que cada palavra que lia, cada parágrafo, cada capítulo, parecia estar direcionado para mim. Voltei várias vezes até a biblioteca para ler aquele livro. Cabulava/gazeava aulas, muitas vezes, para ficar em um canto da biblioteca folhando aquele livro. Implorei para o bibliotecário me deixar retirá-lo (embora já tivesse lido o mesmo livro mais de três vezes) e como ele não me permitiu, acabei roubando o bendito livro. Este encontro inusitado com Schopenhauer fechou um milhão de portas na literatura, para mim. Já não tolerava as dez primeiras páginas de outros livros. Tentei outros caras: Platão, Kant, Marx, Foucault, mas não deu. Isso no mesmo gênero literário – Filosofia. Na literatura clássica então, nem se fala! Folhei a biblioteca inteira da escola atrás de alguma coisa, folhei os clássicos da literatura brasileira – Machado de Assis parecia um jornalista e detesto a escrita jornalística! Então migrei para a poesia. Augusto dos Anjos, Fernando Pessoa, Baudelaire, foram alguns de meus camaradas. Depois descobri o Marquês de Sade – Romance emprestado por um professor de sociologia – e Nietzsche. Nunca mais saí de Schopenhauer e Nietzsche! Flertei, nessa época, com escritores anarquistas, mas me pareceram cristãos demais! Enfim, foi isso tudo que descobri com 15 anos.
......De lá para cá se passaram 10 anos. Quando a literatura me cansou, caí na música. Descobri uma porção de outros (as) escritores (as) que transformaram meu tédio em algo produtivo. Enquanto isso preenchia cadernos e mais cadernos com escritos – pequenos contos, ensaios, poemas, etc. Na universidade comecei a frequentar oficinas de escrita e os pretensos escritores quase me mataram de tédio! Talvez eu seja mesmo um desaforado, um arrogante, qualquer coisa ruim que se possa imaginar, mas definitivamente, quanto mais conhecia pessoalmente gente que se dizia “das letras”, mais me decepcionava – e não era uma decepção no sentido de expectativas não correspondidas! . As exceções foram sujeitos que não estavam interessados em ser escritores – parecia que esses escreviam “melhor”, mais sinceros, sem forçar a barra.  Percebia que quando alguém decidia dizer sobre si mesmo “sou um literato ou intelectual”, um pequeno grupo o cercava de mimos (como uma nuvem de moscas na merda) e o transformavam em um imenso imbecil – ou talvez esses sujeitos sempre foram imbecis, só as lisonjas os encorajaram a sair do armário.
......Com toda essa experiência frustrante e desencorajadora na literatura, nunca pensei que um dia me dedicaria a ser um escritor. Ao longo de uns três anos passei a “limpar” minha escrita afim de encontrar um estilo por conta própria. As receitas passadas por outros escritores e os patéticos exercícios passados em oficinas só me ensinaram tudo que eu devia evitar. No fim das contas entendi que apenas quando escrevia coisas que podia suportar ao ler – muito poucas, aliás – é que daria um passo titubeante no vazio. Nada de colegas e professores me dando tapinhas nas costas! – Espinhos envenenados brotam de minhas costas...
......Deve haver mais algumas centenas de motivos para se escrever alguma coisa. Mas comigo, tudo se resume a solidão e fratura. Escrever e consultar os outros para saber o que acharam – e olha que essa é uma das receitas de alguns escritores aclamados por aí a fora!- não passa, para mim, de desperdício puro. Obviamente não há escritores sem leitores, mas um bom escrito é “para todos e para ninguém”.
......Quando me entrego a um auto exame, raras vezes chego a concluir que outra coisa poderia ter feito de mim. Escrever se tornou um jeito de me virar – apenas. Escrever também, numa perspectiva de defensiva, é um ótimo jeito de escapar do que os outros pretendem fazer de você! (e não se esqueça que você é o outro de si mesmo!). Saturando com faca quente os membros decepados em uma desconstrução, dá para evitar todo tipo de pomadas que venham a querer aplicar nos seus ferimentos. Fama e sucesso – seja lá o que essas duas palavras sonolentas signifiquem- são metas para quem não experimentou aquela sensação de um porre de vodca barata. “Saldo positivo” são palavras que figuram no dicionário dos mais palermas! Qualquer sujeito que experimente algum contato com a arte e se sinta realizado com isso, certamente teve contato com alguma outra coisa que disseram para ele se tratar de arte. Ninguém que é intempestivo em relação à cultura saiu inteiro e sadio. Até um palhaço chora por dentro enquanto todos a sua volta comemoram. Levar a “alegria e diversão” para o público está mais para animador de platéia de show televisivo do que para arte. Se não for isso, provavelmente Augusto Cury vai vender um livrinho para você – se for o caso, está tudo bem, podia ser Paulo Coelho, Pe. Marcelo Rossi ou Zybia Gasparetto! Quem sabe...
......De outra maneira, há outra perspectiva para abordar essa ladainha toda sobre literatura – e falar sobre literatura raramente não se torna ladainha e um furacão tosco de opiniões! Poderíamos abordar por um viés de especialistas! Períodos, catalogações de escolas literárias, contextualização histórica, a merda toda, enfim. Como eu disse, há outra perspectiva, mas nesses casos corremos o risco de levantar dados sobre um peido! – uma flatulência podre também provoca suas manifestações estéticas... Mas depois de tudo isso que escrevi aqui, acho melhor me poupar de certas coisas. Apesar de contar 25 anos, já não tenho idade para voluptuosos sonhos seguidos de ereção e ejaculação – não nesse plano, já que prefiro as coisas mais “carnais”. Foder, Trepar, são palavras muito fortes para os especialistas! Eles preferem “forma e conteúdo”, não é? – Que Erick Hobsbawn não tenha escrito A ERA DO SEXO ANAL é até tolerável, afinal os historiadores levam a vida à sério e o sexo anal não parece ter surgido com a organização social do trabalho (e eu me acabo de rir aqui!).
 ......No mais, acabaram as ideias. Não tenho nenhuma “sacada literária” para encerrar esse mini ensaio (o que prova que talvez me torne um escritor frustrado!). Então fique com essa piadinha: “Joãozinho chega para o seu pai em casa e reclama que seus colegas na escola vivem o perseguindo e chamando ele de boiola. Seu pai replica:_ Bata neles! Ao que Joãozinho responde :_ Mas eles são tão lindos, não consigo pensar em machucar aqueles rostos másculos! O pai arrisca mais um conselho:_ Então corra deles! E Joãozinho replica:_ Já tentei, mas não peguei a prática ainda de correr de salto alto. O pai de Joãozinho, indignado grita:_ Pegue minha bolsa enquanto eu retoco meu batom! Vou com você até a escola resolver esse problema”. 
 
r.A.


 “Sem dúvidas um jovem promissor na literatura! Quem diria que ele nos surpreenderia encerrando um ensaio com uma piada de inclusão social?”- Times.

Nenhum comentário: