quarta-feira, 1 de agosto de 2012

RETO-RN-ANDO DA-S FÉR-IAS (puxa que criatividade!)




......Pois é. Um mês sem escrever no presente blog. Férias bem vindas onde pude refletir e repensar uma série de projetos – um deles, este – com calma. Foi um mês de muitos sorrisos, boas conversas, preguiçosas leituras, música e arte. Encerrando (as ditas férias) com uma tarde no evento internacional de animação Anima Mundi (2012). Ainda houve tempo para descobrir na Sé – duas quadras da catedral- uma sebo de filmes que passará a ser outra de minhas rotas –de tantas- aqui por essas bandas. Falando em bandas, ainda ocorreu a oportunidade (que fugiu do “roteiro”) de comemorar o dia internacional do Rock com minha banda (duo) Sodoma H. e descobrir outras bandas que ainda põem a sinceridade para trabalhar (Elefante Branco, Escorbuto, Residentes, para citar algumas que me surpreenderam em Chapecó –SC. Nota: outras não me surpreenderam e pelo visto a mesmice corre solta inclusive no interior...).

......Outros acontecimentos não foram tão “felizes” de constatar, porém, ao contrário de outrora, minha maturidade dá conta disso com um sorriso – e por vezes um deboche, só para cutucar alguns falastrões e na sequência entregá-los ao remoer na indigestão! Mas como ia dizendo, compreendo-os na medida em que penso ser duro patinar tanto na estagnação e restar apenas o blábláblá como roupagem da miséria que se não fosse apelidada de “vitória” certamente sufocaria – o que talvez seja pior, uma vez que se constatassem suas misérias tomariam atitudes para convertê-las em algo, digamos, ‘proveitoso’. Sempre desconfiei de quem fala demais e muito bem de si mesmo... Vendedores de colchões são bons nisso e nem precisam dura erudição para tanto!

......É certo que para pensadores que não ignoram a fisiologia – ou seja, agregam os acontecimentos  que incidem mais diretamente no corpo (do clima a satisfação...) – só poderiam voltar bastante satisfeitos de férias como estas. Dito e feito! Aqui estou eu estranhamente positivo: uma vez que havia me habituado a escrever neste blog apenas movido por sentimentos “cinzas”. Estou convencido que para além do reducionismo do tempo (cronologia dos xaropes), ter a possibilidade de usufruir de espaços muito mais abrangentes no quesito ‘cultura’ (e me refiro ao poder experimentar várias e distintas culturas) nos ajuda a ser muito mais “bem resolvidos” do que os que só têm esta experiência na teoria... Retomada do sentido etimológico mais antigo do conceito de Sapien (sabedoria/ saber) como uma experiência de “degustar” – sentir o sabor. Mas! Falando metaforicamente, é preciso não manter a boca muito cheia para poder apreciar bem o sabor das coisas – mamãe dizia: ou fala ou come. O que me faz lembrar de uma conversa de “guardas baixas” no apartamento do filósofo PCê (após duas garrafas de bom vinho). PCê falando:_ ... e um acadêmico de direito me diz “queria ter essa sua capacidade de degustar bons vinhos” ao que respondi “ou você ouve pagode ou toma o vinho, não vai dar para você degustar as duas coisas... elas não combinam”.

......Por fim e não menos importante, a Crimes & Ursinhos Ltda (ou ‘C.U. Ltda’ e seu novo slogan: Não gosta de C.U. dê o teu para mim) está prestes a abrir duas “filiais” (risos) no cyber espaço com procedimentos de linguagem diferenciados. Aguardem queridos, a gente ainda nem começou baby!





r.A. – “o problema é o sistema que nos fodi”



ps. “Eu sei até que parece sério, mas é tudo armação. O problema é que tem muita estrela pra pouca constelação”.

Raulzito e Marceleza – Panela do diabo.

2 comentários:

Clio disse...

Não entre nessa onda de blog pedagógico. É furada.
Ah, mentira! Coloca um nome tipo "Filosofando sobre a Caverna do Dragão".
Nós estaremos perdidos e quando pensarmos que estamos chegando em casa, aparece o "Mestre dos Magos" e diz que teremos que preencher alguns papéis.
Droga...
Uneeeeeeeeeeee!

r.A. disse...

NÃAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAO! Papéis não! Tudo menos isso!

O barzinho com porta western style é onde se decide sobre o nosso futuro, Clio! É por ali que se abrem os portais para sair daquele mundo... Mas Tiamat- a dragona - está sempre vigiando (e punindo).

"cruiz & crédo", caímos na armadilha pedagógica!

¬¬