segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O dia de ser durão






......O dia de ser “durão” vai chegar. Quando chegar, você pensará em dizer que poderia ter passado reto – pensará, mas não vai dizer. Você vai virar os olhos para o lado e as veias vermelhas de seus olhos ficarão expostas. Com dificuldade desprenderá os dentes – que quase trincavam – e irá resmungar: “estou com problemas aqui”... Mas ninguém vai entender. Todos estarão ocupados demais para te ver “durão”. E a pose será inútil e você começará a deixar as poses de lado.

......Você baterá com a palma da mão aberta na testa e deixará a mão escorregar pelo rosto na expectativa de amolecer algo ali, mas tudo estará rígido como ferro enferrujado – corroído pelo tempo, pelos séculos. Apoiando os braços nas coxas, você irá se erguer e caminhar de um lado para outro. Seus músculos tensos irão ranger como as pontes de correntes do inferno. Dirá:_ eu me demito! Mas não haverá mais do que se demitir. Esticará a mão esquerda para “botonar” o interruptor e acender a luz... porém a luz não vai mais te alcançar – tudo estará escuro em torno de ti. Estenderá a mão direita e seus dedos abraçarão o gargalo da garrafa de whisky. Mas sua língua já secou para todos os tônicos.

......Vai pensar na arte e irá descobrir que ela nunca pensa em você. Ela não te espera, nem deseja. Sentirá no coração que a poesia era só um lamento. Que a filosofia é uma pistola de reserva – sem munição. Ineficaz contra as multidões de zumbis se arrastando pelas ruas escuras atrás da sua carne... se ao menos você a tivesse carregado...

......Primeiro buscará refugio no amor, mas é o amor que estará procurando refúgio em você. Depois sentirá tristeza, no entanto, estará “durão” demais para chorar. Tentará enlouquecer... Como enlouquecer se a própria loucura corre desesperada de você? Por último você irá sorrir para morte e ela te dirá séria que a vida não morre.

......Então o sol vai se pôr. O dia estará no fim. No silêncio entrelaçado com solidão, você finalmente será durão – agora sem aspas. Vai olhar no espelho pensando que é o Clint Eastwood, mas será o Lee Van Cliff. As pessoas irão achar que te conhecem – irão sorrir para você e não entenderão porque você estará tão sério.

......Se você chegar até aqui, vai entender sem querer comunicar.



r.A.

Nenhum comentário: