domingo, 6 de julho de 2014

Lázaro ao som de Wando!




[FOGO E PAIXÃO!]

    Lázaro me lembra qualquer coisa da "psychê" dos militantes políticos - tanto de esquerda quanto de direita. Minha teoria é de que a militância presta ao papel que antigamente a igreja prestava com suas pastorais da juventude, escolas dominicais, todas aquelas associações onde ninguém admitia o real significado de estar ali - revestindo a necessidade de estar agrupado com alguma "boa causa". Todo mundo é bonzinho, você sabe como é, por isso o mundo é lindo! Os jovenzinhos agrupadinhos com os pintinhos semi-durinhos, quase não cabem em si mesmos de tanta euforia. Faz parte, é cultural. Mais! É... como se diz... o despertar para as necessidades sociais e políticas inerente aos seres humanos. Amém.
   Você já percebeu que um bando de humanos agrupados nunca podem estar agrupados sem uma intenção redentora, reformadora, salvadora, etc.? O animal humano é capaz desse incrível êxtase quando em grupo. Não é um animal que você pode deixar muito solto, correndo livre, sem coleira, não é mesmo?
_O cercadinho é a "causa nobre". 
    A humanidade, nesse longo percurso, criou e derrubou deuses conforme a necessidade de desvio do tédio no grupo. O engajamento politizado - ou pelo menos que se diz politizado - é o deus da moda. Be cool! Te juro. O pessoal pula emocionadinho com bandeiras, camisetas, bandanas, calcinhas, fraldinhas, do partidinho. É lindo! - para alguém que perdeu o senso do ridículo, é lindo, quero dizer. Parece um show do Wando: "você é luz, é raio, estrela e luar, manhã de solcialismo, meu iá iá meu iô iô". 
    Lá vem o chorão de braços dados com a chorona! Enquanto o ranho escorre do narizinho eles dizem:_ Agora o r.A. tá radicalizando! Não reconhece nossas causas políticas sociais!
_Eu sou um demônio mesmo! (risos).
     Lázaro, aquele amigo de Jesus, ressuscitado! Não era a hora, era tão novo... É como uma coligação partidária em vésperas de eleição. Saí do tumulo, mas ainda fede. É o jogo - dizem para os militantes e eles repetem aos gritinhos. (dizem que alguns grupos tem até coreografia, digno do Pe. Marcelo Rossi - O bestseller estende a mãozinha).
_Eu me oponho! - Diz o indignado. 
Mas a conjuntura não se importa. Afinal, não muda nada. 
   Esses negócios políticos requerem um grande financiamento para salvar a sociedade, já percebeu? É preciso milhões para salvar a humanidade. Incrível como tem grupos que gastam milhões em publicidade unicamente para defender os interesses do povo. E se dessem esse dinheiro para o povo? Não é por aí! "Nem só de pão viverá o homem". Se faz muito mais pela sociedade quando se integra um gabinete no Estado. - Você acredita nisso amiguinho? 
  Mesmo quando eu era pequetito, nunca conseguiram colocar uma fraldinha de partido em mim. Estranho, não? E vai ver é por isso que não acredito muito nesse fervor das massas (de manobra).
_Pare de nos criticar seu coxinha!
_Coxinha? Com 1,85 m. Sou é um coxão! (risos). O pessoal que me chama de coxinha é porque ainda não viu minha linguiça! 
       Lázaro tem um novo motivo para ser trazido do mundo dos mortos para o mundo dos "bem" vivos. Hoje o pessoal briga para te representar e para te salvar de si mesmo - uns até se matam! No fundo, nós, o povo, não sabemos muito bem como é que faz para existir... daí a necessidade dos grandes salvadores, daqueles que nos amaram de tal maneira que sacrificaram todo seu tempo e todo seu entusiasmo fanático para nos proteger do mau/mal - sim, nos dois sentidos. Será?
_Tenho até medo de perguntar se tem alguém aí que realmente acredita... 

r.A.


"Pai, graças te dou que me ouviste. Eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa desta multidão que me cerca, a fim de crerem que tu me enviaste" (João 11:41-42).

"E quando saí de mim leva meu coração, você é fogo eu sou paixão!" (Wando).


Nenhum comentário: