segunda-feira, 8 de abril de 2013

Para onde vão os poemas que deram errado?




......Há mais ou menos 10 anos atrás, numa noite tola como esta e em um quarto que servia mais como refugio, eu rabisquei as linhas de algo parecido com um poema. Não lembro direito das palavras, mas lembro do sentido que queria dar a elas. Dizia que todos nós estamos capotando em um abismo, rumo ao nada. Perdi uma noite inteira escrevendo e ajeitando isso e agora consigo escrever isso como se fosse um mero aceno de mão para alguém que passa do outro lado da rua.
......Naqueles anos, em que eu não ia dormir antes de observar a lua alta no céu, ocorreu que pensamentos começaram a explodir na minha cabeça e me perturbavam por horas à fio. Não passava de um idiota que achava que ia dar em alguma coisa magnífica! Ainda há gente no mundo que sufoca todos os sonhos com um tipo raro de veneno que dança no interior das veias e cavalga no sangue... Não é que um dia você acorda, é que um dia você não dorme – e tudo muda quando a perspectiva muda!
......O bom é que eu sabia exatamente quem eu era. O ruim é que saber exatamente o que se é não passa de uma ilusão sofisticada e necessária. Quando você vive e respira uma ilusão sofisticada, você pensa que sabe exatamente quais caminhos percorrer. Você tem opinião para tudo, frases bem torneadas para inúmeras situações e um sorriso malvado estampado na cara tosca. É uma tragédia quando você se desilude! Seu espectro é um Édipo cego, guiado pela mão por uma filha amaldiçoada – todo dia seu guia muda e você só percebe quando fareja o perfume no ar.
......Existem aqueles que rastejam para baixo se apoiando nas saliências do abismo. Cada saliência é uma nova manhã. Cada compromisso é defendido como uma luz no fim do túnel. Existem aqueles que quando alguém pergunta quem são respondem com o nome de “batismo” e o código do RG. Rapaz, esses já eram! Mas eu acho que você entende o quanto isso é uma piora... Quase todos querem ser algo, pois não ser algo chega ser engraçado! Existem aqueles que estão presos numa pista de corrida e precisam ganhar tempo para correr mais rápido. A humanidade toda é uma espécie de torcida organizada – os que vieram antes e os que virão depois, até o sol explodir.
......Um dia, talvez se você for bonzinho, ainda te conto como é que se engana essa história toda. A curiosidade te fará olhar por trás do muro torto cujos tijolos são palavras e o cimento neuroses. A indignação profunda que irá sentir revelará, sussurrando no seu ouvido, que as cartas que você combinou para vencer o jogo terão que ser submetidas a novas regras – a regra do “perde sempre”.
......Chega ser bonito quando um ser humano compreende que todas as suas causas eram sombras embaixo de um coqueiro! Não é tristeza você entender que muitas coisas se resumiam em ter um trago para beber e um cigarro para fumar. É alegria.
......Não é curioso que a maioria das pessoas que se acham inteligentes estão mais entretidas com os poemas que deram certo do que com os poemas que deram errado?


r.A.


Dedicado ao maldito E.M. Cioran, esse amigo da infância perdida!

Nenhum comentário: