terça-feira, 26 de março de 2013

"Pra vender disco de protesto todo mundo tem que reclamar"_ Raul Seixas





......Enquanto estou parado do lado de fora da portaria do condomínio – porque o porteiro não me reconheceu –, fumando um cigarro, sei que há tanta hipocrisia e tolice rolando no mundo que é quase um milagre ainda estarmos aqui. E se estamos, não seja ingênuo rapazinho, não é porque somos bonzinhos, é porque somos fracassados até para fazer maldades! Talvez você pense que eu não passo de um pessimista com azia – por isso o azedume me corroí de dentro para fora -, mas veja, se você pensa isso de mim, será que você não tomou injeção superdosada de fluoxetina na veia? Ou melhor, alguém que sofre de uma “gripe rosa” não espirrou no seu café essa manhã? Gripe rosa: gente fofa que por ter a idade mental de dez anos vê o mundo como um lindo carrossel – e se algo vai mal, é culpa do “outro”, do diabo, do capitalismo que te explora (como se não houvesse exploração do homem pelo homem desde antes do antigo Egito).
......Mas tudo bem, eu aceito sua opinião de que sou azedo, desde que você não assista o programa do Faustão nos domingos com a família reunida. O que? Você assiste? Então, por obséquio, acho melhor você parar de ler esse blog. Não que eu não seja esforçado, sabe, mas eu não conseguiria ser agradável com alguém nem que minha bunda dependesse disso! Sinto uma enorme empatia por Sócrates – pelo menos o platônico -, porque como ele, sempre que aparece a oportunidade de ser “legal”, uma voz na minha cabeça (o Daimon) diz:_mande ele a merda, mande ele a merda! Você já foi atentado pelo Daimon? Não? Poxa vida, que vidinha podre você deve ter! Mas se você não gosta do Sócrates porque algum intelectual de boina te disse que a filosofia antiga é perda de tempo... nossa, você acredita em sujeitos de boina? Eu não!
......Mas não me leve a mal não, eu acredito em uma porção de coisas. “Tipo assim”, eu acredito que nos últimos 2500 anos a humanidade produziu umas 30 pessoas descentes. E acredito que possivelmente a humanidade deve ter arrancado o couro dessas trinta pessoas. Porque é isso que fazemos, nós, a humanidade, arrancamos o couro de gente descente. E não é por causa do “outro”, do diabo ou do capitalismo (como se não arrancássemos a pele de gente descente desde o paleolítico...). É porque somos primatas caducos, ensandecidos, loucos de pedra, chatos até trincar o espírito. Veja bem, não calamos a boca, não pensamos antes de agir, cheiramos o próprio umbigo e mentimos que não fede, - e tão logo formulamos uma frase idiota, chamamos de literatura ou poesia ou filosofia – e raras vezes temos pesadelos com tudo que fizemos de ruim durante o dia. Dormimos tranquilos, babando no travesseiro e sorrindo...
......Mas deixa eu te perguntar uma coisa, já que estamos aqui, cara a cara, olho no olho. Você conhece alguém que pensa que é um grande artista, filósofo, músico, cidadão, político, marido- esposa, namorado- namorada, aluno, professor, padre, etc. Você conhece? E você leva o que essa pessoa diz sobre si mesmo a sério? Como é? Sem falsa modéstia, com toda a sinceridade? Como? Você quer mudar de assunto? Como? Pelo menos você se esforça? Ah, com todo respeito, você me faz rir! Acho melhor você sair e me deixar concluir o último parágrafo aqui, sozinho. Não que eu seja melhor, mas pelo menos não minto que sou melhor do que isso aqui, que você lê.
......Todas as vezes que ouvi alguém dizendo que está lutando por uma boa causa, senti o cheiro do sangue pairando no ar. E em todo grupo de pessoas, sempre tem um merdinha tentando levar vantagem “pelo bem da nação”. Você dirá que faz parte, eu te direi que você justifica rápido demais a barbárie humana disfarçada de Madre Tereza... E vai ficar tudo bem, porque quando piora não é nossa culpa – não é assim?
......Agora, se você me der licença, vou entrar. Provavelmente vou tomar um café e depois um banho. Só não vou reclamar! Vou continuar com meus diagnósticos de homem azedo – pessimista, você dirá para seus amigos ou para si mesmo -, não vou reclamar porque: vai que faz sucesso? É capaz do meu ego inflar e estourar. Você já estourou o seu ego hoje? Ainda há tempo meu amigo... ainda há tempo. Não teremos tanta sorte quanto os dinossauros. A nossa chuva de meteoros serão nossas desculpas! Pelo menos não vai sobrar ninguém para enfeitar nossa imagem nos livros de história.


r.A.- O tarólogo que trocou as cartas por um maço de cigarros.

"...dois problemas se misturam a verdade do universo e a prestação que vai vencer..."

2 comentários:

Clio disse...

Depois que eu assisti "Os Outros", todo mundo está morto, não sei se foi por causa dos meteoros. Inclusive soltei um peido morto agora, por animais mortos que comí com o Ed. :D
Você só seria mais pessimista, se ouvisse "Make a Change...Kill Yourself", mas você ouve bandas muito alegres. :D

r.A. disse...

Clio, querida!
Uma vez eu ouvia Joy Division, mas hoje me contento com os Beach Boys.

As músicas que pretendem ser trágicas, nunca o são o suficiente... mas as músicas alegres não conseguem disfarçar o som da fratura. Eu imagino os Beach Boys em cadeiras de roda cantando "woldn´t it be nice" e sendo espancados em um asilo onde foram trancafiados pelos seus netos que administram os direitos autorais dos discos.

Figurou a imagem?