sábado, 11 de julho de 2015

Da minha calma que se confunde com gentileza


"Ela mostrou todos os erros e enganos
e disse:_ Perdi o controle de novo.
Porém, expressou-se de várias maneiras diferentes
Até que perdesse o controle de novo.
E caminhou sobre o fio da navalha do desengano
E riu:_Perdi o controle de novo."

Joy Division: She's lost control


Isto que se parece – vagamente - comigo olha da sacada do apartamento. É bem no meio da madrugada. Chuva e um pouco de frio. Algumas noites de insônia..., depois, os pensamentos (fantasmas enlouquecidos paridos de sentimentos) ficam calmos. Ou: acostumaram-se na tempestade.
Se você olhasse nos meus olhos agora veria veias saltadas. É o sangue que quer cruzar pelas janelas da alma. Acredita?
E como de costume, isso que se parece comigo, ouviu mais do que falou. Quando falou, desviou o olhar. Porque é fácil se perder quando se tem olhos que não refletem; basicamente mordem.
E eu mordo com os olhos e penduro enfeites no vácuo.
Rimbaud escreveu “Eu sou Outro” e Melville, na boca do escriturário Bartleby, colocou a frase “Prefiro Não”. Só posso estar diante de outro se ele deixar em paz a minha solidão. Não sou Rimbaud, nem Melville, nem eu, nem outro, nem Nada.
Você já parou para pensar que as pessoas gastam muito tempo de suas vidas respondendo-se sobre o que são? Mentindo, quero dizer. Nem todos mentem bem e por isso apenas uns poucos criam mentiras que não me fazem bocejar. E dai que desvela-se essa tragicomédia nesse animal “que-já-não-pode-mais-ser”. Esse gorila que perdeu os pelos e exagera sua importância, segundo E.M.Cioran.
Outra coisa que acho importante deixar registrado aqui: É muito fácil eu ficar pulando de autor em autor, sem dizer o que penso. Dado que não fiz mais do que deixar meus olhos passearem mordendo as coisas por aí, minha desculpa foi ler uma porção razoável de cadáveres insepultos. Nisso, não fico para trás da humanidade, cujos deuses jamais foram abandonados para apodrecer até a decomposição plena. Fedor divino.
Humanidade... não fomos devidamente apresentados e agora está um pouco tarde: Já nem menosprezo o que abandono.
Isso que se parece comigo pensa sem querer e sente porque tem que sentir até doer – e só dói mesmo quando a gente ri. Esse monte de carne, ossos, músculos, sangue, gordura, pelos e pele, que sente sempre e adestra sons para tentar dar sentido para tudo o que sente; tapa abismos com sopros.
E uma criatura, numa noite dessas, me disse que existe beleza nos detalhes. Pensei comigo:_ terror, feiura e dor; também. Não só nos detalhes, mas na beleza. Sei que a beleza é amarga.
Um monte de tempo se passou enquanto “isso” estava lá, na sacada, com os olhos mordendo o próprio coração. E se foram noites, momentos de intensidade, paixões aniquiladoras, amigos, e cada segundo que avança é um segundo a menos.
Nisso, minha calma.



r.A. 


Nenhum comentário: