quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A situação do Rock em Chapecó (Parte I)


.....Entre trabalhos e momentos de descanso, hoje parei para olhar alguns blogs e o que me chamou atenção foram escritos e textos sobre música, mais precisamente, sobre a música nesta cidade. Notei que há um grande descontentamento inútil da parte de muitos músicos de rock, eles se resumem em cuspir no sistema o qual fazem parte, creio que vou proferir uma tautologia bem sabida agora, mas se você cospe em algo do qual faz parte: você cospe em si mesmo! Sendo assim, senti que sobre esse assunto que muito me interessa, deveria pronunciar minha posição – e aí o presente texto. Como de costume, vão precisar de força para ler e não vou subjugá-los.
.....Não é preciso ser muito rápido no raciocínio para perceber que há duas posições extremamente banais quando se discute música ou arte (música é arte, ok?) nesta cidade -e me refiro aos bastidores. Há um grupo que propõe algo e há um grupo que vive de imitar os que já fizeram suas proposições. Pessoalmente, creio fazer parte de um grupo que propõe, pois o que fazemos (Sodoma H.) NINGUÉM FAZ NESTA CIDADE E NEM NESTA REGIÃO, MUITO MENOS NO MUNDO, sendo assim, é deste lugar que eu falo. Toda criação se tratando de arte é singular. Vejam bem, quando falo singular é que não há como ser substituída. Nisso, já constatamos o seguinte: Quem imita, só imita. Bastante óbvio, não é? Temos uma diferença entre os que querem propor algo na arte e os que querem se aparecer! Porém, me parece, que algumas pessoas ainda insistem em ignorar isto que é bastante óbvio! Vou usar um exemplo para ficar mais claro. Uma noite eu estava sentado em um bar e vi um grupo de acadêmicos da psicologia se organizando para ir servirem de voluntários em uma cidade vitimada por uma enchente. Quando eu ri destes, alguns deles disseram: Você deveria, invés de rir de nós, nos apoiar. Ao que, eu proferi imediatamente minha sentença: Se querem ajudar alguém, saiam do bar e olhem do outro lado da rua. Tem mendigos lá, passando frio. Vocês não precisam ir tão longe para fazer uma boa ação – ao menos que querem mesmo é aparecer. Fazer uma boa ação é diferente de querer ser visto fazendo uma. Ou seja, uma coisa é mostrar-se solidário, outra coisa é querer aparecer sendo solidário. Na segunda possibilidade, vemos que querer aparecer é mais importante! Outra coisa óbvia é que eles me odiaram por ter dito isso, me chamaram de hipócrita, mas comigo mesmo, nesta noite, eu soube quem era realmente hipócrita – e isso já é o bastante para mim. Pois bem, agora chegamos a uma compreensão óbvia de princípios. Aplico agora uma questão análoga em relação à música.

........................O QUE QUEREM REALMENTE VOCÊS COM A MÚSICA?.............

.....Esta questão é, com toda certeza, a mais importante e que elimina todas as possíveis complicações. É óbvio que todo músico quer tocar, não é mesmo? (dããã...), mas se ele quer tocar, ele tem de ter alguma coisa para mostrar – não é mesmo? Mas agora, e se o que o músico quer provar é que toca uma música do LED ZEPPELIN, não seria muitíssimas vezes melhor nós ouvirmos um disco do LED ZEPPELIN do que ficar vendo um cara querendo provar para nós que sabe tocar LED ZEPPELIN? Até por que, se me acompanharam até agora, já sabem que toda a arte é singular: Por tanto, nem que o músico seja melhor tecnicamente em relação ao Jimmy Page, conseguirá ser o Jimmy Page, e isso também respeita um critério bastante óbvio: ele teria que ter nascido sendo o Jimmy Page e ele não nasceu! Teria que ter passado pelas mesmas experiências que Jimmy Page passou na vida, e isso é impossível, não é mesmo? Ele teria que ter não somente a mesma constituição biológica, como ter as mesmas ideias e sentimentos que Jimmy Page tem ao pegar uma guitarra- E ele não conseguirá. Vamos lá então meus amigos: NÃO LHES PARECE BASTANTE DÉBIL ALGUÉM QUERER SER O JIMMY PAGE? NÃO LHES PARECE BASTANTE IDIOTA ALGUÉM ACHAR QUE É GRANDE COISA ALGUÉM QUE IMITA O JIMMY PAGE? Mas vejam como anda o nível da música em Chapecó: Ainda há pessoas capazes de não pensar no óbvio! E por isso, ainda se mobilizam quando aparece uma banda que diz fazer um tributo ao LED ZEPPELIN. Outra coisa bastante óbvia é que qualquer criança de nove anos que escreve uma canção com um violão trincado é mais interessante do que um cara que toca LED ZEPPELIN, até por que, LED ZEPPELIN eu já conheço e o que uma criança de nove anos pode escrever eu não sei... Poderia me surpreender, ou não... O simples fato de eu não saber se me surpreenderia ou não já supera o nosso amigo tocador de LED ZEPPELIN. O máximo que alguém que se propõe a tocar led Zeppelin pode fazer é tocar led Zeppelin – Bastante óbvio ainda, não?
..... Há em Chapecó um grande desrespeito com o público, pessoas que parecem achar que o público é IDIOTA – e é claro que há bastante pessoas que se configuram em um publico que vai ver alguém imitar o LED ZEPPELIN que definitivamente são LEGITIMOS IDIOTAS, mas não podemos generalizar...-e me refiro precisamente às casas e bares onde se trazem bandas para tocar – mais certo ainda é que eles (casas e bares) querem dinheiro e não a arte!. Mas ficar falando sobre isso não vai melhorar em nada e eu poderia escrever milhares de laudas sobre o assunto sem mudar nada e é aí que eu prefiro escrever sobre outras coisas: MAS OS MÚSICOS DE CHAPECÓ PREFEREM FICAR RECLAMANDO INVÉS DE IREM FAZER MÚSICA! E isso é no mínimo decadente! A crítica tem que ter uma proposição, uma proposta, quando não há proposta eu entendo que é mais um lamento. Sobre os lamentos dos músicos nessa cidade insisto em dizer: Enxugue as lágrimas parceiro, o caminho é esse mesmo! Duro!
..... A última vez que fui a um show de rock, no Morrison Bar, vi uma banda que me fez rir para caramba! Uma banda que dizia que quanto mais velho melhor... Mas não foi isso que aconteceu. Vi um vocalista embriagado que mal conseguia entender o que ele cantava e um guitarrista e um baixista completamente cheirados de pó! Achei demasiadamente RIDÍCULO! Uma banda com 11 anos de estrada que em 11 anos ainda não aprendeu a respeitar o público. Se isso VOCÊS CHAMAM de ROCK AND ROLL eu terei que dizer para vocês que EU ODEIO ROCK AND ROLL. E entre essas bandinhas de emos alegres (restart, cine, calça amarela e cagada e mijada), desafinados e com voz de moleque e com letras ridículas e esse tal ROCK AND ROLL, eu prefiro ficar com esses emos alegres! Que pelo menos esses emos alegres tocam suas próprias músicas e se você curte ou não curte é problema seu, mas você vai saber o que é deles e o que não é e por isso, vejam bem, acho que adolescentes de 16 anos tem se saído muito melhor do que esses roqueiros babacas de quase quarenta anos que ainda querem ser arrogantes no palco e acabam é sendo grotescos e nojentos.No referido show, o público do Morrison Bar se levantou e foi embora. Por isso meus amigos, eu, como músico, não subjulgo o público! Sempre que virem a Sodoma H. tocar, saberão que eu dou o máximo de mim e quando paro de tocar é por que não tenho mais forças para continuar – seja meia hora ou três horas de show.E quanto à saber tocar... Bem, desafio qualquer um nessa cidade a me chamar para me mostrar que sabe tocar! Se alguém aqui nessa cidade se atrever a dizer que sabe tocar, será muitíssimo BABACA! Um músico de verdade se mantém na música por que é vencido todos os dias por seu instrumento, ou seja, por que não sabe tocar! Se alguém disser para vocês que SABE TOCAR, não tenham medo de dizer: SAÍ FORA SEU BABACA! Não importa o valor da sua guitarra e quanto a isso também estou aberto a discussão com qualquer um que ache ter força para tal, importa é A VERDADE QUE VOCÊ ARRANCA DA SUA ARTE! E isso eu aprendi na rua e não na academia e muito menos em manuais de como tocar guitarra e etc.
.....Algo também, bastante curioso e engraçado é que algumas pessoas ainda acham que o rock and roll é música de gente inteligente. Agora vou soltar o verbo sobre o que acho da maior parte das bandas de rock: ACHO ELAS RIDÍCULAS! A maior parte destes que dizem fazer rock and roll não leu se quer um livro na vida. Escrevem coisas cheias de clichês e frases tolas e são tão doentes por uns trocados quanto qualquer outro estilo ou gênero musical. Pensem em bandas como RAIMUNDOS ou VELHAS VIRGENS, eu não vejo nada de inteligente nas músicas deles! Ou vocês acham ainda que é revolucionário falar que VAI METER O PAU NO CU DE UMA MULHER enquanto faz um solo de guitarra? Acham que isso choca ou que isso tem alguma coisa que mereça ser proposta? (Existe um ditado popular que diz: enquanto você fala em transar, eu transo). Tenho certeza no que afirmo: isso é TEDIOSO! RIDÍCULO! Entre essas bandas e o funk que está disparado nos programas de T.V. onde mulheres esfregam seus órgãos sexuais na câmera, eu fico com o funk E NÃO COM O ROCK AND ROLL! As mulheres que dançam funk são bem mais atraentes do que os feiosos que tocam rock- HAHAHAHA!- é claro que estou gracejando agora, prefiro o suicídio a ter de escolher entre ambos, mas vejam bem: Dizer que o rock ainda é o estilo musical de gente inteligente é uma grande falácia! Não existem afirmações nesse sentido que se tornem verdades inquestionáveis. E se rock está ligado com á juventude, esta é outra ideia clichê que nos socaram guela abaixo como estratégia de marketing dos anos 60 e 70. Teríamos que encontrar uma “essência” da juventude para dizer o que é e o que não é da juventude e pelo que sei, o problema da essência nem na filosofia se discute mais! Se a juventude é rebelde, a maior rebeldia desta juventude é virar as costas para o rock and roll enquanto os roqueiros ficam lamentando: ei... jovens, nos dêem bola pelo amor de Deus! Não seriam os roqueiros MORALISTAS de cuecas?
.....Mas ainda no assunto, meus amigos, nesta cidade, creio que não há nem se quer um público educado o suficiente para falarmos em arte. E me refiro aos artistas! Vejo os artistas fazerem cada coisa que fico me perguntando se o melhor não seria a cegueira! Vou dizer-lhes uma coisa: EU NUNCA FUI NO SESC E VI ALGUMA COISA QUE PRESTE LÁ! Só vi besteira e mais besteira! Lixo, PURO LIXO! (e não vamos nos esquecer que a velha falácia da arte de “o que um sentiu não é a mesma coisa que o outro” e blábláblá é o sofisma mais sem vergonha e sem nexo da história da humanidade... Um relativismo patético! Quero que apliquem essa fala quanto tomarem um tiro no pé e me digam se o sentimento é tão relativista assim!). E artistas de egos inflados falando um monte de bobagens que nem eles sabem o que é. São tão estúpidos que chega doer agora, enquanto escrevo. Sem falar que a galeria de arte de Chapecó É DO LADO DE UM BANHEIRO PÚBLICO! Que acham de ir ver uma exposição de arte e sentir um pouco do cheiro de urina misturado com bosta? MARAVILHA, não é? E os artistas plásticos ainda passam rasteiras uns nos outros para expor nesse lugar! DECADÊNCIA É APELIDO! Nota: Ainda é preferível os emos alegres a isso! Se vemos uma multidão indo ao encontro desses emos alegres, deveríamos nos questionar o que temos apresentado para eles para chegarem a esse ponto. Só dizer: Eu sou do rock e por isso sou inteligente é realmente deplorável! O rock tem feito tanto fiasco quanto qualquer outro gênero musical e se tratando de Chapecó, vemos que os músicos nem se quer tem a dignidade de se levantar e dizer: Eu coloco o ROCK em xeque! Ainda estão ocupados bebendo e falando mal uns dos outros, quando não, jogando confetes em cima de si mesmos. Essa vanguarda me envergonha!
..... E por último, para finalizarmos essa primeira sessão de pancadaria, quero esclarecer mais uma coisa: Ainda tem gente que não tem mesmo vergonha na cara de dizer o seguinte “esses emos são famosos por que o mercado fez deles isso!” Pois bem, me expliquem o seguinte então se acham isso: O QUE FEZ DO LED ZEPPELIN ALGO MUNDIALMENTE FAMOSO SE NÃO A INTENSA CAMPANHA DE MARKETING?(Tão famoso que os cretinos que não tem nada para mostrar no campo da música se apegam a ficar imitando o Led Zeppelin). E mais, se você tem uma banda, ou se conhece alguma banda menor ou é amigo de algum integrante de uma banda menor, me diga se não gostaria de ter muito dinheiro para promover essa banda na mídia? Negue para mim que não quer isso, que não quer levar a sua música e a sua banda para muitos lugares nesse mundo e eu direi na sua cara: Então fica na garagem amigo! Você já alcançou seu objetivo!


...Nesta noite saberei quem é hipócrita...



r.A.

PS: E para o pessoal do “clube da amizade” que acha que o importante é falar bem de todo mundo para todo mundo falar bem de você, meus pêsames: Vocês são uns defuntos mesmo!

4 comentários:

Leonardo disse...

E isto que digo quanto às bandas covers... mas depois de ler esta primeira parte , não sei se devo chamar de rock and roll as músicas que escrevo, que faço com a banda.. acho que só "são músicas próprias" já basta... Eu prefiro agitar a galera com meu som, é muito mais excitante...

Rodrigo disse...

aguardando pela parte 2...

r.A. disse...

Respostas aos comentários parte 2

Sendo assim, me senti na necessidade de responder aos comentários que me chegaram tanto via o orkut da banda SODOMA H., quanto pelos meus e-mails e estes que aqui, comentaram, no blog.

Primeiro ao amigo Leonardo. Fico feliz de saber que não sou o único que pensa assim em relação às bandas covers que cada vez mais se difundem nesta cidade e que não conseguimos saber o que querem realmente com isso. Me parece munidos de um exibicionismo enfadonho e um repeteco que não promove renovações na cultura. Digo isso neste sentido: há muitas bandas novas surgindo aqui e que são sufocadas por essa corja de velhacos - entrarei em detalhes nos próximos textos. Quanto a se sentir "constrangido" em relação ao gênero ao qual pensa pertencer, lembro-lhe que é ainda o primeiro de três textos que escrevi, por tanto, pense mais sobre o assunto e não me tome como "a verdade". Até pelo motivo de estes textos, justamente, combaterem essas ditas verdades - destes que se auto-proclamam agitadores culturais, porém, o bom, o bem e o belo é sempre condizente com o que esses ditos agitadores afirmam ser: estranho, não é? Mais que estranho, é perverso. Mas prometo dar a essa gente o que eles vem pedindo...

r.A. disse...

Respostas aos comentários parte 4

Ao amigo Rodrigo, que é sempre muito bom velo por esses lados, queria apenas dizer que também estou aguardando à parte 2- hehehe!Mas como a gente não diz somente aquilo que a gente quer, também lhe digo que tenho acessado seu blog com frequência e tenho o achado bastante bom - no sentido de Ótimo!

No mais, um abraço.

E obrigado a todos que comentaram neste texto!